#aBdicas - Briefing


Cliente te liga explicando o que precisa e marca a primeira reunião e agora? O que você vai perguntar para ele para fazer o projeto? Quais são as perguntas-chaves? O que você precisa saber? Que tipo de projeto o cliente precisa? Como será que ele vive? Do que ele gosta? Tudo isso é importante para chegar na fase de projeto com mais consistência do que precisa ser projetado de acordo com a essência que você captou do cliente por essa conversa inicial.

Assim como a forma de projetar, a maneira de coletar as informações dos clientes também variam muito de profissional para profissional. Muita gente utiliza o modelo da arquiteta Camila Klein que consta no site - parece que sofreu algumas modificações do que eu conheci há algum tempo atrás (http://www.cklein.com.br/uma-forma-de-descobrir-seus-gostos-e-preferencias/), entretanto, não adianta você pegar um modelo de briefing de alguém sem compreender a mensagem importante para seu projeto a partir de cada resposta. É sempre bom ter um modelo para acompanhar mas o ideal é que você construa o seu com o tempo, cada tipo de projeto demanda certos questionamentos específicos.

Pelo que já observei em escritórios de arquitetura que já trabalhei as anotações das solicitações dos clientes são feitas num papel sulfite e partir daquelas anotações o arquiteto começa o projeto, mas as ideias precisam ser organizadas para que você não lembre no meio do projeto pronto que precisava de mais um banheiro ou mais uma vaga na garagem e não tenha espaço para isso.

Por isso criei um modelo para mim, para organizar as ideias da reunião, ele é divido em: dados do cliente e obra, tipos de projeto, itens de entrega, programa de necessidades/interiores, modificações(interiores), questionamentos aos moradores sobre seus modos de vida e sobre o projeto de construção/interiores.

Além das informações básicas do cliente como nome, telefone, endereço, endereço da obra, etc é legal você já deixar nesse briefing as suas opções de venda de projeto. Nunca pensou nisso? Além de projeto de arquitetura ou interiores você já pensou em dividir alguns detalhamentos para que possa tornar o projeto financeiramente mais ou menos acessível, de acordo com os detalhamentos entregues? Então pense nisso, no meu modelo estão as formas que utilizo (em tipos de projeto e itens de entrega), mas cada um tem liberdade para criar o seu também.

O modelo de briefing pode ser preenchido no momento da reunião enquanto você conversa com os clientes ou então você pode deixar para marcar as opções nos itens: tipos de projeto, itens de entrega, programa de necessidades/interiores, modificações(interiores), assim que a reunião terminar como um resumão do que será reformado/construído. Ao final deste modelo também tem o questionário a ser feito com o cliente referente ao seu dia a dia e ao que espera do projeto (essa parte foi inspirada no da Camila Klein, mas algumas questões foram suprimidas e outras adicionadas).

O modelo foi criado pensando tanto em projetos de arquitetura quanto interiores, então caso você esteja fazendo o primeiro tipo tem as opções de ambientes no item “Programa de necessidades/Interiores” e em caso de interiores você só selecionará os ambientes que serão projetados nesse item.

Veja no post do nosso Instagram @arquitetosdobrasil como obter o meu modelo. Na estréia de nosso IGTV também tem conteúdo sobre briefing.

#briefing #iníciodeprojeto #começandoprojeto #projeto #arquitetura #interiores #organização #ideias #cliente #solicitações

Posts Recentes
Procurar por categoria
Arquivo
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Pinterest Icon

Arquitetos do Brasil | 2020