Um passeio pela 16ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza


Vamos conhecer alguns dos pavilhões da 16ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza?

Datas: De 26/05 até 25/11/18

Local: Do Pavilhão Central (Giardini) ao Arsenale. Veneza, Itália.

O tema da Edição deste ano é FREESPACE. de acordo com as curadoras, as arquitetas Irlandesas Yvonne farrell e Shelley McNamara ( Grafton Architects), visa desenvolver o senso de humanidade, celebra "generosidade e reflexão", e "um desejo de se engajar". As interpretações do tema, dos países participantes, foram variadas e surpreenderam as curadoras.

A Bienal, além de exposição, é também uma competição.São 71 países os participantes.

Vamos conhecer três dos pavilhões que mais gostamos, sendo o primeiro o Svizzera 240, da Suíça, que venceu a competição, levando o Leão de Ouro.

O pavilhão aborda o tema "Liberdade" (FREESPACE), da Bienal criticando a aparência padronizada dos apartamentos entregues pelas construtoras, sem nenhuma personalização. Para isso o pavilhão repete o mesmo ambiente com os mesmos acabamentos e esquadrias, sendo que cada um com uma escala diferente. Esse tour pela casa faz um sucesso enorme e há muitos vídeos e fotos divertidas nas redes!

O segundo pavilhão que queremos mostrar é o Dream and Nature, da Catalunha, que teve pavilhão separado da Espanha, nos Eventos Colaterais da Bienal. Com a promoção do Institut Ramon Llull e a curadoria do escritório vencedor do pritzer de 2017, RCR Arquitectes, junto com o jornalista Pati Nuñez e o arquiteto Estel Ortega.

A sensação que queriam passar era de mergulhar em um sonho. Segundo o Institut Ramon Llull: "A Arquitetura da Bienal atua como um catalisador para todos os profissionais que a frequentam, buscando inspiração, sonhos e intuições. Por essa razão, é tão fascinante (e um exercício de generosidade) que mentes extremamente sensíveis como as de Rafael, Carme e Ramon compartilham seus sonhos e aspirações mais esclarecidas."

O Horizontal Vertigo, pavilhão da Argentina, que é uma homenagem à paisagem dos Pampas, como elemento unificador da América do Sul.

A curadoria é dos arquitetos Javier Mendiondo, Pablo Anzilutti, Francisco Garrido e Federico Cairoli.

É um convite para repensar nosso território como uma construção coletiva e ver a arquitetura em sua capacidade de transmitir uma generosidade inesperada em cada projeto. Tem uma linha perimetral com exposição de esboços em tinta, de projetos produzidos desde o retorno da Argentina à democracia, em 1983.

No centro uma enorme caixa horizontal espelhada, que simula uma vasta paisagem dos Pampas vista de uma janela, com direito a um teto que simula o céu da região em diversas épocas do ano, em uma instalação de videoarte. Espetacular!

Por fim, o pavilhão brasileiro, com a exposição Muros de Ar que, segundo os curadores, explora as maneiras de ler, desafiar e transgredir as fronteiras materiais e imateriais do Brasil e sua arquitetura. Abrange a proposta FREESPACE como uma provocação, tanto para questionar as diferentes formas de muralhas que constroem, em múltiplas escalas, o território brasileiro, quanto para repensar os próprios limites disciplinares da arquitetura e sua relação com outros campos do conhecimento. Os curadores convocaram um comitê multidisciplinar e convidaram um grupo de consultores para participar da criação da exposição. Renomados profissionais independentes de todo o país, juntamente com grupos de pesquisa acadêmica, trocaram idéias com a equipe de curadores para gerar 10 desenhos cartográficos de grande formato exibidos no pavilhão. Além disso, o pavilhão apresenta, em sua sala introdutória, desenhos e modelos de 17 projetos de 9 cidades brasileiras. Os projetos selecionados, feitos tanto por arquitetos renomados quanto por jovens, refletem a possibilidade de conceber a arquitetura como um meio de reconceitualizar as barreiras dentro de nossas cidades. (Fonte: www.labiennale.org )

Fonte: Youtube do Archdaily


Posts Recentes
Procurar por categoria
Arquivo
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Pinterest Icon

Arquitetos do Brasil | 2020