Pisos e Revestimentos - Acabamentos


Quem anda por aí buscando o revestimento perfeito para seu projeto ou sua própria casa já deve ter se deparado com algumas indicações como: Polido, Acetinado, Brilhante, Natural, entre outros, certo? Os profissionais da área já devem saber o que significa cada uma dessas nomenclaturas aplicadas aos pisos e revestimentos. Já o cliente final, que muitas vezes, acaba por querer trocar o revestimento especificado no projeto por outro que achou LINDO lá na loja, normalmente não sabe diferenciar muito bem esses acabamentos superficiais. Inclusive, se você é cliente final e está lendo esse post, por favor, não mudem as especificações do projeto assim, aleatoriamente; busque sempre o seu arquiteto para saber se a mudança pode ser feita e outros detalhes. E se você tiver só buscando inspirações e informações para uma reforma na cozinha e quer trocar os revestimentos, também busque um profissional habilitado pra isso. Garanto que sua obra vai ter menos dor de cabeça, menos desperdício e será MUITO mais segura!

Com isso em mente, deixa eu voltar ao assunto principal do post, certo? Como eu dizia, os pisos e revestimentos podem ser encontrados em diversos acabamentos de superfície no mercado. Como definir qual usar? Bom, primeiro você precisa conhecer cada um deles. Depois, saber qual a área que você vai aplicar esse modelo escolhido (não é todo acabamento que pode ser colocado no banheiro, por exemplo). E aí sim, por último, você vai levar em conta o seu gosto pessoal. Por último, tá? Vamos listar aqui os principais tipos de acabamentos que encontramos hoje:

POLIDO

Os revestimentos polidos recebem, como o próprio nome diz, um processo de polimento superficial, o que deixa a sua superfície extremamente lisa e brilhante. O alto brilho é o ponto focal desse tipo de acabamento – e é por conta dele que muitas pessoas se apaixonam por alguns modelos específicos. Eles são indicados para todo e qualquer ambiente que não fique constante molhado, como salas, quartos e escritórios. Por conta do seu acabamento bastante liso, quando molhado, a sua superfície fica bem escorregadia, o que pode provocar acidentes. Então, nada de colocar esse bonitinho no banheiro, certo? Ah, pra fazer a manutenção e limpeza desse tipo de acabamento é moleza, já que não há poros para a poeira “grudar”.

BRILHANTE

Ué, o polido já não brilha? Na prática, sim. Mas os acabamentos POLIDOS e BRILHANTE são diferentes na sua essência. É um dos acabamentos mais clássicos e a peça chega ao seu brilho final por meio de um esmalte especial – não um polimento. Nesse caso, a indicação é a mesma dos POLIDOS; sempre com assentamento em áreas secas como salas, quartos e circulações internas). A manutenção? Mesma coisa também, bem fácil de limpar, já que não há lugar onde a poeira possa “grudar” na superfície da peça.

ACETINADO

Esse tipo de acabamento superficial é mais suave ao toque e tem um brilho leve e discreto. É a opção ideal para quem está a procura de pisos e revestimentos para a área interna e não gosta do brilho chamativo do revestimento POLIDO ou BRILHANTE. Aqui já temos uma peça que pode ser assentada também em áreas molhadas/molháveis como cozinha, varandas cobertas e banheiro. Mas atenção, apesar de não ser extremamente escorregadio como os acabamentos anteriores, ele NÃO É ANTIDERRAPANTE! Então é aquele caso: pode colocar no banheiro? Pode, mas com atenção. Se for a residência de um cliente mais idoso, por exemplo, opte por outro acabamento, é mais seguro. Sobre a limpeza e manutenção desse acabamento, ainda é tranquila, pois ele também não chega a ter uma superfície rugosa.

MATTE

Muita gente já deve ter ouvido falar sobre esse acabamento em outras áreas, como maquiagem, certo? Pois na construção civil e decoração também adotamos à nomenclatura que se refere a uma superfície totalmente fosca e com toque suave. No caso, pode até ser confundido com o acabamento ACETINADO. Mas são diferentes, OK? O MATTE é totalmente fosco. Indicação de área para uso? As mesmas do tipo anterior, totalmente indicado para áreas secas e possíveis para áreas molhadas. O acabamento NÃO É ANTIDERRAPANTE. A limpeza ainda é tranquila de ser feita, pois também não tem uma superfície rugosa.

NATURAL

Entramos na área que algumas pessoas tem um pezinho atrás na hora de colocar em casa. O acabamento natural também é totalmente fosco, assim como o MATTE; contudo, sua superfície é mais áspera, o que ajuda a deixa-lo menos escorregadio. Totalmente indicados para área molhadas como banheiros, varandas cobertas e banheiros, os pisos e revestimentos com acabamento natural podem remeter à elementos naturais (claro), como mármores. Lembra que eu falei sobre o pé atrás quando fazemos a especificação desse tipo de revestimento? O motivo é a manutenção/limpeza que se torna um pouco mais difícil nesse caso. Com sua superfície mais rugosa, a peça acaba por “grudar” mais poeira e fica um pouco mais difícil para fazer a limpeza. Mas nada impossível, ok? Ah, mesmo ele sendo áspero e indicado para área molhadas (inclusive dentro do box do banheiro), o acabamento natural NÃO É ANTIDERRAPANTE também, ok? Mas pode usar sem medo.

EXTERNO / RESISTENTE AO ESCORREGAMENTO

Aqui sim! Se você está buscando um acabamento ideal para o seu piso externo da calçada, garagem ou área da piscina, esse é o tipo ideal! Muito mais áspero que o acabamento anteriormente citado, as peças são resistentes ao escorregamento (SÃO ANTIDERRAPANTES), o que minimiza o risco de acidentes em áreas que recebem chuva, por exemplo. Mas toda essa maravilha tem um porém, certo? Nesse caso, o porém fica por conta da sua manutenção/limpeza que se torna mais difícil por conta dessa rugosidade elevada. A terra e a poeira vão ficar realmente mais difíceis de tirar. Mas nada que uma boa vassoura e água não resolva, ok?

Agora que você já sabe quais são os tipos de acabamentos disponíveis e quais os prós e contras de cada um, já está liberado escolher pelo visual. Quer a sua sala com um acabamento super brilhante para deixar a família de queixo caído? Aposta no acabamento POLIDO! Ou você prefere um toque mais suave e discreto? Bom, agora é com vocês! Lembrando que muitas marcas tem um mesmo revestimento em diversos acabamentos, o que torna as escolhas muito mais fáceis, já que podemos ter uma unidade visual utilizando o mesmo produto em diversas áreas do imóvel.

#pisos #revestimentos #acabamentos #HenriqueMagno

Posts Recentes
Procurar por categoria
Arquivo
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Pinterest Icon

Arquitetos do Brasil | 2020