REVIEW - DW! 2017


O mês de agosto vem ganhando um destaque e tanto para a cidade de São Paulo! Os festivais e semanas de design estão em crescente alta nas principais capitais econômicas e culturais do mundo. Chegando a sua 6ª edição como o maior evento de design da América Latina, o DW! contou com cerca de 300 eventos espalhados pela cidade de São Paulo. Segundo o próprio idealizador do evento, Lauro Andrade, esse é um momento para disseminar a importância do design como ferramenta de resolução de problemas, agente de desenvolvimento econômico-social e melhoria da qualidade de vida das pessoas. O DW! segue três valores fundamentais do design:

  1. TRANSVERSALIDADE: com seu poder de integrar criatividade, tecnologia e estética.

  2. INOVAÇÃO: induzindo à inovação, agregando valor a produtos e serviços

  3. TECNOLOGIA: o design serve como um instrumento de decodificação de tecnologias para o usuário final.

A soma desses fatores é uma condição primordial para a inserção de marcas e produtos “made in Brazil” no mercado mundial, segundo Lauro Andrade.

"O verdadeiro pré-sal brasileiro é a criatividade”

Lauro Andrade, idealizador do DW!

Depois dessa introdução e da nossa participação pelo segundo ano consecutivo, podemos te dizer, vale a pena visitar o DW! Inclusive, 2018 já está confirmado e com data (29/ago – 02/set)! A programação, espalhada pela cidade de São Paulo te convida a percorrer caminhos que te levam sempre ao design incrível! É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que fica difícil conferir TUDO que o evento oferece. Não foi diferente dessa vez. Infelizmente, só conseguimos ir à alguns eventos e distritos do DW! 2017. Mas já foi o suficiente para vir aqui e te dar as dicas, falar um pouco do que vimos, mostrar as fotos que tiramos por lá... Se você perdeu nossa cobertura em tempo real pelo nosso Instagram, aqui é o lugar certo pra você ter um resumo de tudo! Ah, se você ainda não nos segue, não sabe o quanto está perdendo! Clica já AQUI e confira o nosso Instagram.

Mas vamos à review, certo? Aqui vamos falar especificamente dos Distritos Gabriel, Paulista e Pinheiros, que foram os que conseguimos visitar. Além da BoomSPDesign, e High Design Home & Office Expo, que tem seus posts específicos.

Primeiro, que a Alameda Gabriel Monteiro da Silva já é um destino maravilhoso para quem gosta de design de qualidade em qualquer época do ano. Durante o DW! então, é uma visita imperdível! E é obvio que não perdemos. Pelo segundo ano consecutivo, fomos conferir as novidades que os 51 estabelecimentos participantes do DW! nos ofereciam. Mas, claro, não conseguimos ir nas 51 lojas né? Mas te garanto que conseguimos passar em algumas bem interessantes! Fizemos a cobertura em tempo real no nosso Instagram. Se você não viu, ou quer ver de novo, corre na cobertura fotográfica AQUI. Dentre as lojas que eu e a Vivi Nascimento passamos, temos a Scatto, Ovvo, Etel Interiores, Quartos etc., La Lampe, Dpot Objeto, Todeschini Gabriel e Dimlux. Mas a gente não veio aqui só pra falar disso né? Nem tudo conseguimos fotografar, porque uma hora a bateria acaba. Mas podemos te falar de alguns lançamentos, vem cá.

A Scatto Lampadário é uma loja voltada à luminárias de luxo e teve como lançamento pro DW! a coleção Folha, assinada pelo Zanini de Zanine (pendente, abajur e arandela) de inox com acabamentos variados como pinturas metalizadas e até mesmo um banho em outro. As peças são incrivelmente bonitas e leves, mesmo no acabamento dourado. São o destaque de qualquer ambiente! Outras imagens estão disponíveis dentro da nossa cobertura do DW! 2017 AQUI.

A Ovoo aproveitou o DW! para abrir sua filial na capital paulista. A loja, com 3 pisos recheados de peças incríveis de vários designers, como o Luan Del Savio e o Thiago Lutz. Inclusive rolou o lançamento da linha indoor do designer Thiago Lutz lá na Ovoo, batizada de Sertão. São tantas peças lindas por toda a loja que ficou um pouco difícil focar em alguma coisa! Por isso, decida você mesmo qual gostou mais, olhando algumas imagens ou AQUI na nossa cobertura da DW!

A Etel Interiores aproveitou o DW! para enaltecer o design feminino. A mostra “Mulheres à Frente do Design” trouxe Lina Bo Bardi, Etel Carmona, Claudia Moreira e Lia Siqueira confluindo para um único ponto, a produção de design de qualidade! O ponto em comum entre as quatro profissionais seria a criação dos icônicos carrinhos de chá. São modelos lindos e atemporais! A curadoria é de Lissa Carmona, diretora e curadora da Etel, que selecionou as peças inéditas e reeditadas, concebidas pelas designers para compor a casa brasileira. Além de tudo, a loja é linda e eu destacaria um magnifico jardim central, com um belo exemplar de pau-ferro e paisagismo tropical. Outras imagens estão disponíveis dentro da nossa cobertura do DW! 2017 AQUI.

A La Lampe trouxe uma instalação para deixar qualquer “louco do signo” de boca aberta. Batizada de “Zodiax by Flávio Sadalla”, a exposição conta com 12 luminárias representativas dos signos do zodíaco, de acordo com as constelações. As peças podem ser utilizadas como pendentes ou arandelas e tem um acabamento lindo! Era um pouco complicado fotografarmos a instalação por conta de todo o conceito que o ambiente pedia, então vamos ficar te devendo essa (olha, tem essa foto AQUI). Fora isso, a La Lampe por si só já vale a visita, com inúmeras peças que dá vontade de levar pra casa, e tem algumas fotos das peças AQUI!

A Dpot Objeto é uma loja realmente linda! Eu amei o conceito de você ir descobrindo as peças peça loja. Sem aquele monte de estantes com separação por uso, por exemplo. É muito mais lúdico e confortável ter uma loja como a Dpot! Para o DW! a loja reuniu novidades de três estúdios de design: Claudia Moreira Salles, Alva Design e Jacqueline Terpins. Outras imagens estão disponíveis dentro da nossa cobertura do DW! 2017 AQUI.

A Dimlux chega à capital paulista e promove o Soft Opening durante o DW! com peças maravilhosas de diversos designer internacionais e nacional, como Zanini de Zanine, Gustavo Di Menno, Bomma, Vistosi, entre outros. Eu não saberia escolher a peça que mais me encantou, entre tantos pendentes, arandelas e abajures, deixo pra vocês olharem algumas imagens ou AQUI na cobertura do DW!

A Todeschini da Gabriel apresentou para o DW!, o Life Colors, Art&Design, um sistema de pintura que utiliza o catálogo italiano Natural Colour System (NCS), que é uam referência entre os profissionais de arquitetura e da indústria. Agora são 4000 opções de cores para os móveis da marca. Mas, além disso, a loja trouxe ainda, durante o DW!, a exposição “Não Preencha Meu Silêncio”, da artista plástica Patrícia Bigarelli. Usando diferentes técnicas de arte, Patrícia dá vida a um acervo de cartas rasgadas, selos e fotografias doadas. “’O Doador de Memórias’ revela sensibilidades de uma biografia maculada pela homofobia, pela solidão e pela intensidade que pode haver nas interações humanas”. Ao mesmo tempo, a instalação visa uma valorização do modo clássico de registrar a imagem e de se comunicar por cartas. Nesse contexto onde temos milhares de fotos que ficam apenas na tela do computador ou do celular; de mensagem e áudios que se perdem com o tempo. A instalação é de uma sensibilidade incrível! Infelizmente não conseguimos fotografar, por motivos de: a bateria nos deixou na mão.

Uffa, falamos um monte e não é nem metade do que tinha pelo Distrito Gabriel. A cada ano aquilo vira uma paixão maior, lugar imperdível na listinha do DW! Mas, além disso, demos uma passada pelo Conjunto Nacional, onde o VIVA Design assinava a programação. Com alguns mobiliários e peças que havíamos vistos em outros lugares durante eventos do DW! e peças novas, como as do Tunico Lages. Outras imagens estão disponíveis dentro da nossa cobertura do DW! 2017 AQUI.

Outro distrito que conseguimos dar uma passada rápido, foi Pinheiro, especificamente na Villa Ibiza, à convite do Roberto Fávero, da Vetro Designer. A loja é um espaço magnífico e trouxe uma programação recheada para o DW! com a exposição intitulada “Outros Olhares para o Revestir”. Com um showroom de cerca de 900m², as novidades pro DW! já começam na fachada, com a instação “O Varal”, onde temos vários azulejos da série Screw (lançamento, dentro da linha Light, da Vetro Designer, assinada por Mônica Camargo) pendurados por toda a fachada do edifício. Entrando no edifício temos uma variedade enorme de acabamentos, de diversas marcas, muito bem distribuídos! Mas não acaba por aí, se você andar um pouquinho, você chega a um segundo ambiente da loja, onde estavam as peças da coleção Poly, lançamento da designer Carol Gay em parceria com a Gauss. As peças cimentícias com inspiração em formas geométricas básicas me ganharam facilmente (quem me acompanha um tempo já sabe disso né?). De novo eu te digo, a loja não acaba por aí! Indo em direção ao pátio central, uma área externa incrivelmente bela e com ares da Toscana, temos a instalação da artista Isabel Ruas intitulada “Tridimensional”, onde ela utiliza a linha Acqua, da Cerâmica Atlas para compor os painéis! Ainda na área externa, temos a instalação “600 sonhos em formas coloridas”, criação com rejunte colorido, assinada pela arquiteta Ieda Korman em parceria com a MC-Bauchemie. Pra fechar, temos ainda uma instalação com manequins assinada por Alaide Ferrari e a equipe criativa da Ibiza, como uma nova forma de mostrar os lançamentos em papel de parede da WallDeco e PortoDesign. As novidades pro DW! acabam aí, mas ainda tem o charmoso sobrado (que poderia ter saído facilmente de um filme italiano) que concentra a maior parte do showroom das marcas, com espaços reservados para cada tipo de revestimento. Só pelo que eu disse, já seria o suficiente pra você ir correndo conferir as novidades da loja né? Se não foi suficiente, fica aqui algumas fotos pra te ajudar a decidir. E se você ainda tiver alguma dúvida, vai AQUI que tem muito mais imagens.

Além desses distritos que visitamos, estava rolando muita coisa pela cidade! Entre elas, a revitalização do canteiro central da Avenida Brasil, iniciativa de Paulo Bacchi (Artefacto Beach & Country) juntamente com a Prefeitura Regional de Pinheiros. É uma das coisas incríveis e que fica como legado para a cidade. Um time de 14 paisagistas renovaram 2km do canteiro central da movimentada avenida, entre os cruzamentos da Av. Rebouças e Av. Nove de Julho. É algo que vale a pena visitar depois (essa dica vale pra mim também, que não consegui ir por lá).

Outra ação apoiada pelo DW! e que fica como legado para a cidade (e que não conseguimos ir também) foi o plantio do clone de uma árvore centenária, no Parque do Ibirapuera. A árvore citada é um dos exemplares mais antigos da cidade de São Paulo, a Figueira das Lágrimas, como é chamada a figueira-brava plantada na zona sul da capital paulista. A árvores virou símbolo de resistência da flora paulistana, por sobreviver ao crescimento desordenado da metrópole. Seu nome, vem em referência às inúmeras despedidas ocorridas ali entre familiares e viajantes a caminho do porto de Santos, no século XIX. Com tanta história, a iniciativa de criar um clone da árvore vem de alguns anos, até que o Laboratório de Clonagem da USP obteve sucesso e a muda foi plantada no Parque do Ibirapuera, juntamente com a doação de um banco incrível, assinado pelo Hugo França, que abraça a espécie. Já vale uma visita também (e vale essa dica pra mim também).

Ainda dentro dos grandes eventos que faziam parte do DW! desse ano, temos a MADE (Mercado.Arte.Design) que aconteceu no prédio da Bienal. O feedback que recebemos é de que foi incrível! Destaque para a instalação multissensorial do Guilherme Torres, intitulada JET10 em comemoração aos 10 anos da mesa JET; fotos, vídeos, boomerangs e Stories infinitos rolaram por ali! Ficou realmente impactante. Uma das ações mais comentadas de todo DW!

Pra uma review, falamos de muita coisa até né? Confiram a nossa cobertura fotográfica da DW! 2017 AQUI. Quem mais foi conferir o evento? O que acharam? Deixa seu feedback aqui pra gente também!

#review #dw #design #HenriqueMagno

Posts Recentes
Procurar por categoria
Arquivo
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Pinterest Icon

Arquitetos do Brasil | 2020