• Arq. Rachel Condorelli

Window Seats


Hoje trazemos para o nosso blog um de nossos posts que estiveram entre os doze de mais de engajamento do nosso primeiro ano. É o post sobre bancos na janela, os conhecidos WINDOW SEATS.

As grandes janelas envidraçadas são muito usadas em países com invernos longos e pouca incidência de luz solar. Se trazer o máximo de iluminação natural é importante em qualquer lugar, imagina onde faz muito frio! Elas estão em muitas construções nos países do Hemisfério Norte e os bancos de janela estão frequentemente aliados a elas.

Em residências, eles oferecem um belo cantinho para relaxar, se aquecer, ler, alongar a vista até o horizonte. Podem estar mais baixos, ou na altura convencional de banco, 45 ou 50cm. Podem inclusive assumir também funções de aparador baixo.

Em edifícios comerciais eles também aparecem bastante, principalmente em cafés, restaurantes, hotéis e mais atualmente em espaços de relaxamento de escritórios descolados. É inclusive um recurso que ajuda a compor a fachada, convidando as pessoas ao conforto de dentro.

Outra aplicação bem bacana para este tipo de equipamento é nos espaços de educação, como escolas e creches. Diversão garantida para crianças que estão descobrindo novidades, servem também como apoio para professores pais e alunos, além de ajudar a tirar as circulações da monotonia, acrescentando-lhe pontos de interesse.

Os bancos sob janelas podem ser ótimos espaços de armazenamento. Livros, objetos, enxoval, sapatos, brinquedos, costumam atender bem sobretudo demandas para coisas que não são usadas com muita frequência.

Apesar de serem mais usados em países frios, junto a janelões envidraçados, também temos janelas com bancos em regiões quentes, e não é de hoje! Muitas vezes eles estão somados a recursos de proteção solar, como os muxarabis da cultura moçárabe, as persianas e venezianas inspiradas na arquitetura da Pérsia e de Veneza, os grandes beirais, os brises da arquitetura moderna ou jardins.

No Brasil, por exemplo, há belos exemplos, residenciais e comerciais e as plantas são um ótimo recurso para a proteção solar de uma janela com banco por aqui.

Por fim, muitas vezes as janelas têm bancos que podem ser usados por dentro e por fora dos ambientes, criando espaços de convivência muito interessantes e enriquecendo a volumetria da fachada.

Quem curtiu? De qual mais gostaram? Você tem algum em casa? Conta pra gente!

*Para ver as fotos inteiras e as suas devidas referências, clique nelas.

#conceito #janelas #RachelCondorelli #gardenseats

Arquitetos do Brasil | 2020