• Arq. Henrique Magno

REVIEW - High Design 2017


Dentro da programação do São Paulo Design Weekend 2017 rolou ainda a segunda edição da High Design – Home & Office Expo. Pelo segundo ano consecutivo, estávamos presentes nesse evento que é uma mistura de feira, exposição, mostra, prêmio e congresso. Pode parecer muita coisa pra um lugar só né? Mas te garanto que é bem organizado! Segundo o que foi divulgado, a edição de 2017 estava 30% maior que a sua primeira edição. Sinceramente, tanto eu quanto os outros colaboradores da nossa plataforma que estavam por lá acharam que a feira estava um pouco menor que a edição anterior (inclusive, um beijo pra Vivi Nascimento, Camila Sembla e Nauana Garcez). Mas vamos aos fatos e um pequena introdução para quem não conhece a feira.

Com foco no mobiliário de alto padrão e soluções para projetos de arquitetura e design de interiores, o evento conta ainda com palestras, exposições e rodas de conversa. Sendo exclusiva para profissionais e lojista da área, a feira começa a tomar um lugar importante no calendário dos eventos de design do Brasil, como uma das âncoras do São Paulo Design Weekend. Inclusive, acontecem, simultaneamente no local, a Greenbuilding Brasil Conferencia Internacional & Expo, o Congresso Nacional de Designers de Interiores e a Mostra do Prêmio Salão Design. Contudo, o CoNAD e o GB 2017 tem sessões pagas. Enquanto que a High Design e a Mostra do Prêmio são gratuitas.

“Nosso diferencial é, sem dúvidas, a garantia de negócios, conteúdos e conexões em um ambiente em que o design autoral é a grande atração do evento. Trazemos um frescor do design moveleiro, promovendo encontro de gerações com empresas e profissionais inovadores e criativos desse setor, novos talentos e marcas que trabalham para desmistificar o design e aproximá-lo ao lifestyle de todos”, diz Lauro Andrade, idealizador do evento.

Com uma extensa lista de expositores, a feira estava muito bem organizada e trazia algumas novidades em relação a edição passada, além da reestruturação e maior destaque para espaços de talks, o que é bastante interessante, pois coloca na lista alguns assuntos a serem discutidos, além de toda a feira.

Posso destacar aqui alguns stands que me deixaram BASTANTE satisfeito, como o da Donaflor Mobília, que trazia um mobiliário e peças de iluminação que eu já queria levar pra casa! Fala se você não olha pra uma peça como essa abaixo e já não quer levar para sua varanda? Essa é a birdhouse Gotinha, criado por Lattoog Design para a marca. Funciona ainda como um lindo vaso suspenso!

A EMDOISDESIGN também me chamou atenção com algumas peças lindas, como a Penteadeira Nena, com uma pegada bem moderna e funções bastante práticas, como gavetas laterais, para que você não precise se afastar da mesa para pegar algo na gaveta frontal.

O stand da ARZ Design de Móveis é outro que eu queria pegar tudo e ir levando pra casa (e pros projetos) já! A Estante Lembranças me conquistou de cara! A simplicidade dos seus encaixes, o compensado naval somado ao ponto de cor dado pelo laminado melamínico, tudo isso junto me deixou apaixonado! Mas poderia destacar a beleza da Mesa Cobogó também, além do Mancebo Transparência que muito me lembra os cavaletes em vidro, projetados pela Lina Bo Bardi para o MASP.

A cada corredor, a cada stand, a cada passo você aumentava sua lista de desejos sobre peças de design! Outro stand que nos chamou atenção durante nossa passagem na High Design foi o da San German, com móveis incríveis em madeira. Amamos tanto algumas peças que aproveitamos a presença do designer Luan Del Savio e fizemos uma live no nosso Instagram para que ele pudesse nos explicar um pouco sobre as peças em exposição. É muito amor pela Mesa de Jantar Thae, o Carrinho de Chá Eva e a Mesa de Centro Quinn! Mas o Del Savio não era a única estrela do stand, a marca conta um time incrível de designers super talentosos! Amamos a inovação do Rack Tiê, do Danillo Faria.

A Tidelli aproveitou a feira para expor seu lançamento, o Balanço Pêndulo, desenho do Ruy Othake. A peça foi um dos destaques da BoomSPDesign também! Além disso, a marca usou a oportunidade para, além de expor algumas peças das suas linhas, mostrar sua incrível variedade de acabamentos e cores para diversas partes das suas peças (alumínio, tecidos, cordas, fibra).

Ah, não posso deixar de falar do stand da Brisa Casa, marca de móveis de alta decoração que até então eu não conhecia. A iniciativa deles foi genial, pois brinca com a nossa interatividade e te dá a chance de ganhar produtos incríveis. Eles criaram o Concurso Fotográfico “Brisa by me”, que tinha como objetivo observar, através da visão do consumidor, a percepção do produto Brisa pelos profissionais e/ou usuários finais. A ação consistia em produzir um pequeno ambiente utilizando, necessariamente, a Poltrona Astrud (um dos lançamentos da marca) e outros produtos da Brisa, além de adornos que eles disponibilizavam no stand. O visitante produzia o espaço da forma que achasse melhor, tirava uma foto e marcava o perfil da empresa, além de algumas hashtags da promoção. Após uma fase preliminar, as três melhores fotos vão à júri popular pelas redes sociais. O vencedor levará os produtos Brisa utilizados na sua foto. Foi um acerto e tanto da marca para divulgação dos seus produtos e uma forma de aproximar os visitantes das peças. Inclusive, temos duas ambientações participando do concurso, já pode conferir AQUI e AQUI.

Agora vai uma para aqueles que nos acompanham desde o começo da plataforma. Quem lembra da nossa visita à High Design de 2016? Mostramos o stand e o lançamento da Neolith e sua vasta lista de vantagens como produto do futuro. Na época, eles criaram um espaço conceitual com cooktop direto na peça e outras possibilidades que estavam testando no momento. A nossa surpresa foi ver, um ano depois, a marca ainda mais consolidada no mercado e trazendo novidades, como a possibilidade de embutir o fogão de indução na peça, tendo uma bancada livre de ponta a ponta. O fogão, praticamente invisível, é instalado sob uma placa de apenas 3mm. Sem chama aparente, por ser um modelo de indução, a calor passa pela placa para a panela e funciona perfeitamente (sim, nós vimos os teste ao vivo por lá. Olha AQUI). O acabamento fica incrível e a proximidade do local não esquenta. Como vimos muita gente dizendo por lá, isso é o futuro! Isso abre possibilidades incríveis para o uso do material em lareiras, por exemplo, que também estava exposta por lá.

Bom, era uma INFINIDADE de stands dentro do São Paulo Expo e nós passamos por todos eles durante quaaase dois dias. Usamos a primeira noite para fazer um leve apanhado geral, além de encontrar as lindas da Camila Sembla, Nauana Garcez, Carol Cantelli e a nova blogueira do Instagram, Mamãe Cantelli (um amor de pessoa, inclusive). No segundo dia encontramos mais pessoas incríveis por lá, como o Jean Bisotto (Olhar de Arquiteto) e a Lucila Zahran (Casa de Valentina). Além de trocar mais umas figuras com Mamãe e Carol Cantelli.

Conseguimos passar um pouquinho das novidades que vimos por lá? Esperamos que sim! Não esquece que tem muitas outras fotos na nossa cobertura fotográfica especial da High Design AQUI. Ah, e pra quem ainda não conferiu nossa REVIEW – DW! 2017, corre AQUI pra ficar sabendo um pouco do que aconteceu por lá!

#dw #highdesign #review #HenriqueMagno #design

Arquitetos do Brasil | 2020