• Arq. Henrique Magno

Consultoria aB


Vocês lembram da nossa #aBweek de Agosto sobre Quartos Compactos? Lembram também que fizemos uma ação pro pessoal enviar seus quartos compactos que estavam precisando de um UP? Pois é, demorou um pouquinho pra gente voltar aqui e postar, mas a consultoria saiu! E ficou linda, inclusive! Quer saber um pouco mais sobre esse consultoria online? Vem ler o texto!

Dentre os quartos enviados, escolhemos o de um seguidor lá de Salvador/BA (que, inclusive, pediu pra não ser identificado aqui). Se a gente queria fazer essa consultoria ao vivo e pegar uma praia? Queríamos. Mas foi online mesmo. O quarto de apartamento, com 7,71m² estava mesmo precisando de um UP. Seu estado atual era uma tela em branco e móveis que não eram exatamente proporcionais ao ambiente, além de não ter a praticidade que o nosso seguidor precisava. Vamos à um rápido traço do perfil dele e das suas necessidades?

  • Jovem de 20 anos;

  • Universitário;

  • Quando está em casa, passa boa parte do tempo no quarto;

  • Necessidade de um local de estudo;

  • Local para armazenamento de livros;

  • Guarda-roupas menor e mais funcional.

Com isso em mente, podemos mostrar umas imagens da situação atual do dormitório né? Não tínhamos espaço suficiente para guardar os livros, o guarda-roupas era grande demais pro ambiente, além de ser mal dividido, o que acaba por não aproveitar o espaço de forma eficiente.

CLIQUE NAS FOTOS E SAIBA MAIS

Um quadro em branco, né? E pra isso servem as consultorias! Dar um UP no ambiente com soluções rápidas e fáceis! A modalidade online é ótima, inclusive, pois conseguimos atingir áreas que antes seriam quase que proibidas, por conta da distância. Para esse quarto, modificamos o layout, as cores e os móveis. Nada tão difícil se você está disposto a investir na marcenaria. E aí está o ponto que queríamos chegar: em ambientes pequenos, a marcenaria planejada é a melhor solução. Pois você consegue aproveitar cada centímetro do espaço de acordo com seu uso e rotina. É um investimento que vale MUITO a pena. Curioso com o resultado? Vamos lá!

Como bom capricorniano, eu vou fazer uma listinha organizada falando tudo que mudamos e pensamos pra essa consultoria, certo?

1. Modificamos o layout antigo por uma disposição mais eficiente. Principalmente ao colocar a bancada de estudos na parede da janela, que recebe a iluminação natural diretamente.

2. O pilar? Disfarçamos com a criação do painel ripado que sobe até o forro, criando uma área aconchegante para o estudo, além de criar novos pontos de iluminação sem precisar recortar o forro.

3. Em L, a nova bancada, com muito mais espaço para estudo e os novos pontos de tomada criam uma área ideal para estudo, leitura e afins. No cantinho ali, entre a parede e o novo guarda-roupas, prateleiras para guardar os livros de uso diário e objetos de decoração.

4. Nosso seguidor também ganhou uma nova cortina nessa consultoria. A persiana é uma ótima aliada para controlar a quantidade de luz que você quer entrando no ambiente. E, nesse caso, era a melhor opção por termos uma janela que recebe sol durante a tarde.

5. O novo guarda-roupas ganhou portas espelhadas para ampliar visualmente o ambiente, além de ser prático para se arrumar. Em tamanho menor e com marcenaria planejada, criamos espaço internos ideais para o nosso seguidor. E, acima dele, nichos para guardar os livros e objetos que são acessados com menos frequência. Inclusive, como precisávamos de bastante espaço, esse módulo avança após o limite do guarda-roupas, indo até a parede da porta. Espaço não falta mais!

6. Um cabideiro na parede atrás da porta completa esse lado, além de ser prático para pendurar casacos do dia-a-dia (como se Salvador precisasse né?) e outras coisas.

7. A nova cama, também em marcenaria planejada, mudou de lugar e ganhou gavetões na parte inferior, onde o nosso seguidor pode guardar roupa de cama e banho, sem ocupar o espaço do guarda-roupas.

8. Ele ganhou ainda uma mesinha lateral, tomada ao lado da cama (quem pode viver sem isso hoje em dia?) e uma luminária para leitura.

9. Para compor a cabeceira da cama, um painel de marcenaria em diagonal, preenchendo a parede e trazendo aconchego ao espaço.

10. Lembra daquela parede branca e vazia do "antes"? Ela ganhou uma nova cor neutra, como base (assim como todo o ambiente) e uma linda composição de quadros, que é um ponto focal de cores. A dica é ousar nas cores desses quadros e objetos decorativos pois eles podem ser trocados facilmente, caso o morador enjoe daquele visual.

Agora eu quero saber o feedback de vocês? Gostaram? O nosso cliente AMOU a nova paleta de cores e todo o espaço de estudo e armazenamento que ele ganhou com a reforma. Ahhh, faltou eu dizer quem foram os profissionais que se envolveram nesse projeto, né? Ter 12 pessoas palpitando numa consultoria só, seria complicado. Assim, separamos um grupo de 3 profissionais para tomar conta desse projeto. Então, se vocês gostaram, já podem parabenizar nossa equipe que foi composta por: Camila Sembla, Henrique Magno e Thaylana Paula.

Ahh! Espera aí que tem mais uma coisa. Sabemos que todo mundo ama blocos de sketchup, materiais configurados e tudo mais, certo? Decidimos liberar pra vocês o download desse ambiente todo! Tá afim? Vem AQUI.

#HenriqueMagno #otimização #decoração #consultoria

Arquitetos do Brasil | 2020