• Arq. Henrique Magno

A versatilidade do OSB


Foi se o tempo em que as placas e painéis de OSB tinham seu lugarzinho limitado a tapumes de obra e stands de venda. O material está super em alta e resolvemos trazer de volta esse post lá de Março/17 para que você possa salvar, compartilhar com os amigos e ter isso guardadinho! O material foi, inclusive, uma das matérias de capa da Revista Casa&Jardim do mês de Julho desse ano. Mas vamos ao post? Aqui você vai encontrar algumas informações técnicas, de preço e muita inspiração em projetos incríveis que mostram a versatilidade desse material!

O OSB, sigla para Oriented Strand Board (ou Painel de Tiras de Madeira Orientadas), é composto por lascas de madeira orientadas perpendicularmente em várias camadas. Resistente e rígido, o material é amplamente utilizado na construção civil, com vantagens como baixo custo e fácil aplicação. Graças a criatividade de designers e a deliciosa liberdade que temos na decoração, conseguimos assistir os famosos painéis estruturais de tiras de madeira invadindo a composição de diferentes ambientes da casa. Além disso, o OSB ainda é considerado ecologicamente correto, já que a madeira é retirada de florestas renováveis de Pinus e aproveita toras de diâmetro menor, em que utiliza-se 96% da sua totalidade. Assim como o MDF, o OSB é vendido em chapas e custam cerca de R$28,00/m². Sendo uma opção muito mais em conta que o MDF amadeirado, por exemplo, que tem os seus preços a partir de R$46,00/m². As espessuras, assim como as placas de MDF, variam de 9,5mm à 18,3mm. A escolha da espessura vai depender do uso que vai ser dado ao material. Por ser uma opção de baixo custo e alta performance, o OSB acabou se tornando uma ótima pedida para projetos de DIY e com um visual mais descolado. As opção são inúmeras!

Uma das opções para o uso do OSB é para composição de ambientes comerciais. O que leva a sensação de surpresa para quem passa por esses locais, já que o material é comumente utilizado em obras, como já dissemos, e não tem seu valor como material de decoração ainda como unanimidade. Mas precisa ser unânime? Confira alguns escritórios e espaços corporativos que adotaram o OSB e conseguiram trazer ambientes modernos e aconchegantes. O material vai bem como revestimento de piso, parede e forro, além de mobiliário e peças de decoração!

E falando de projetos comerciais com o uso do OSB, não poderia deixar de citar, jamais, a sede do escritório AUÁ Arquitetos, em Maringá/PR. Os arquitetos souberam utilizar o OSB de uma forma incrível! O espaço de 40m² foi organizado por meio de um volume em placas de OSB que se estende desde a fachada até o fundo, dobrando-se pela sala de forma a configurar espaços de ambiências diversas. Logo na entrada surge a arquibancada voltada para a calçada, um espaço versátil que serve de sala de reunião e espaço para leituras e conversas. Para seguir adiante é necessário subir os degraus da arquibancada e percorrer a "passarela-biblioteca" sobre o plano de trabalho até à copa. O piso é, ao mesmo tempo, mesa e banco. Diferente da concepção de mobiliário tradicional que separa os planos de pisar, sentar e trabalhar, os arquitetos propuseram um único volume de madeira que convida as pessoas a se movimentarem pelo espaço, desfrutando da surpresa gerada pelas mudanças de nível e interagindo com ele de forma efetiva, experimentando arquitetura. É possível ainda deslocar parte da arquibancada para debaixo de uma das bancadas, integrando áreas de trabalho e reunião e garantindo condições de acessibilidade. Confira as fotos e me diz se não dá vontade de trabalhar num lugar assim?

Dos escritórios para um hostel. Sim! Outro sucesso quando fizemos esse post no começo do ano foi o Conii Hostel, em Portugal. O projeto, de Bruno Oliveira e Marlene dos Santos, concluído em 2016 revitalizou um edifício no centro da cidade de Quarteira, datado de 1896. A ideia era manter, ao máximo, as paredes estruturais originais, criando novos espaços dentro do edifício para receber o seu novo uso. Os dois primeiros pisos, originais, foram mantidos e acrescentou-se um terceiro pavimento, com a ajuda de estrutura metálica. Mas vamos ao foco do post? O uso do OSB no projeto! Bom, eu preciso que vocês vejam as imagens pra entender o meu entusiasmo com esse hostel. O OSB está presente em, praticamente, todos os ambientes do edifício; de revestimento de parede e piso, à matéria-prima para os mobiliários. O material deu um tom despojado e moderno incrível ao projeto. Já dá aquela vontade de fazer as malas e partir pra conhecer de perto o hostel e a cidade linda onde ele está (fica a dica pra próxima viagem).

Escritórios, Hotéis, Pousadas... Certo, mas eles também podem estar presentes em projetos comerciais de bares e restaurantes como esses daqui que separamos pra você se inspirar.

Ahhhh, o OSB também é uma ótima pedida para confecção de mobiliários urbanos. Já é bastante comum vermos em projetos de instalações temporárias e parklets por aí.

Para os ambientes comerciais e corporativos é mais fácil vender a ideia de usar o OSB. Isso porque, normalmente, são ambientes que pedem um toque mais arrojado, de novidade. Mas e os projetos residenciais? Quem tem o desapego e a coragem suficiente pra encarar? Muitos ainda ficam relutantes quanto ao uso do OSB em projeto residenciais. Mas depois de tantas imagens incríveis aqui em cima, quem pode negar que é uma ótima pedida? O OSB na residência pode tomar diversas formas; como revestimento de piso, parede, forro ou sendo matéria prima para móveis e objetos decorativos. Tudo vai depender da criatividade do morador, arquiteto ou designer responsável por isso. O material não deixa a desejar, em nenhum quesit,o quando comparado com o MDF, por exemplo. As placas, normalmente encontradas com aplicação na sua forma natural, no máximo com verniz, pode ainda receber colorações diferentes, encaixando-se perfeitamente à idealização do ambiente. A mistura do material, mais rústico, com outros mais nobres e sofisticados também é uma ótima pedida.

Quem conseguiu se convencer de que o OSB é um material realmente possível de ser usado na decoração? Diz pra gente o que achou do post e se você já fez algo usando o material! Vamos adorar saber! Agora você tem esse post salvo aqui no nosso site e pode compartilhar com os amigos !

*Para ver as fotos inteiras e as suas devidas referências, clique nelas.

#HenriqueMagno #OSB #tendência #mobiliário #revestimentos

Arquitetos do Brasil | 2020