• Arq. Amanda Antunes

Proteção - Ombrelones


Final de semana chegou e nada melhor que aproveitá-lo da melhor forma né ? Hoje vamos falar sobre ombrelones, que é um equipamento fundamental para áreas externas e indispensável para nos proteger do sol. Refeições ao ar livre com amigos e família, um dia de sol na praia ou na beira da piscina, ou simplesmente passar a tarde relaxando no jardim, com o ombrelone você pode aproveitar essas e muitas outras atividades sem precisar se preocupar com os efeitos dos raios solares na sua pele.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

O ombrelone tem a função de guarda-sol e é adequado para ser usado tanto em beira de piscinas como em jardins, varandas, sacadas, etc. Além da sua versatilidade, podemos encontrar no mercado variados modelos, estilos, cores, dobras e angulações. Os materiais também são diversificados, porém, os mais encontrados são em madeira, alumínio e metal.

MODELOS

Existem diversos modelos de ombrelones, mas em relação ao sistema são basicamente iguais. Para ficar firme, ele possui uma haste e um pé de base. A haste serve para regularmos a envergadura e a direção da sombra, além de fazer um contrapeso para a sombrinha, que, juntamente com a base, torna o ombrelone um objeto muito estável. Além disso, a haste que conecta a sombrinha ao pé de base possui, dentre outras funcionalidades, o mecanismo de abertura e fechamento que permite que o ombrelone seja montado. Existem quatro modelos de hastes:

  • Haste Central (que usa em centros de mesas);

  • Haste lateral simples;

  • Haste lateral com jardineira;

  • Haste fixados na parede.

MATERIAIS E CORES

Os tecidos em geral usados em ombrelones possuem alta tecnologia embutida em suas fibras. Existem diferenças apenas entre fornecedores, onde alguns utilizam proteção antimofo, impermeabilidade, já outros fornecem proteção contra raios UVA e UVB. Os materiais em si podem ser de PVC, lona plástica, algodão, entre outros. O importante é saber que o material fabricado precisa ser a prova de água e a prova de intempéries. Em relação as cores, existem diversos modelos no mercado - a escolha da cor do ombrelone é muito ampla.

DICA: se deseja um ambiente mais clean, clássico e elegante, as cores claras como branco, off whitte e bege serão perfeitos. Mas se você quer um ambiente mais descontraído, moderno, e contemporâneo, aposte em ombrelones com cores vibrantes, como o amarelo, azul, vermelho. Faça com que as cores dele, dos móveis e dos adornos sejam interdependentes.

LIMPEZA

Para o Ombrelone ter uma vida útil longa, é necessário apenas dois cuidados essenciais:

  • Mante-lo fechado em dias de chuva e ventos fortes;

  • Lavar a cúpula com sabão ou detergente neutro.

E aí, prontos para escolher o seu ombrelone ideal ? Esperamos que gostem das dicas!

#proteçãosolar #mobiliárioexterno #ombrelones #AmandaAntunes

Arquitetos do Brasil | 2020